domingo, 27 de abril de 2008

Circuito Sesc - Etapa Paranavaí (2)

O bom do futebol é sempre a discussão após o jogo, será que foi penalti ou não, será que ele estava impedido ou não, desde que a discussão seja sadia e sem violência.
Na corrida dificilmente temos polêmica, mas após a corrida o assunto vai longe, quanto tempo você fez, o que você achou do percurso e assim vai...
Hoje o assunto não podia ser outro, qual o teu tempo? Este percurso tem que ter mais do que 10 Km, não é possível, e assim, cada um que completava a prova indagava.
Então, como no meu GPS a medição apresentou 10.910 metros, resolvi tirar minha dúvida no site http://www.mapmyrun.com/, desenhei o percurso conforme o croquí do percurso entregue junto com o kit da prova. E não deu outra, no site a medição ficou em 5.410 metros, um percurso de duas voltas temos um total de 10.820 metros. Pois bem, agora temos duas medidas com uma variação de apenas 90 metros, neste caso uma diferença totalmente aceitável, mas daí dizer que o percurso era de 10.000 metros.
Como sei que este assunto vai longe ao longo desta semana, fica aí mais estas informações para que cada um tire suas conclusões.
Abaixo o link do site direcionando ao mapa do percurso de Paranavaí.

http://www.mapmyrun.com/run/brazil/paranavaí/87558341

A todos uma ótima semana e boas corridas!!!

Circuito Sesc - Etapa Paranavaí


Circuito Sesc Etapa de Paranavaí, mais uma prova, mais uma boa organização, mas hoje infelizmente não tenho somente elogios ao Sesc. Semana passada efetuei minha inscrição on-line como sempre faço, e depois fui até a unidade Sesc de Maringá e fiz a inscrição do meu filho Vitor de 9 anos. Levantamos cedo fomos até Paranavaí, chegando lá fui saber que simplesmente não validaram a inscrição do meu filho por ele ter 9 anos, isto tendo todas as informações necessárias na ficha de inscrição para que pudessem me avisar. Sendo assim ele não poderia correr, depois de acordar de madrugada em Maringá ir até Paranavaí é uma notícia um tanto quanto difícil, principalmente para uma criança, conversei com a organização e disseram que ele poderia correr, mas sem ter seu tempo registrado, dos males o menor.
E assim foi, ele todo contente se juntou ao bando de garotos e percorreu com orgulho os mil metros do percurso na categoria de 10 a 12 anos.
Ao final foi recebido junto aos demais para receber sua honrosa e merecida medalha.

Ah uma observação, para que ele não corresse sem número, emprestei o meu a ele. Parabéns vitinho, continue assim.



Realmente a organização da etapa Paranavaí não foi nota 10. Para começar a falar sobre a corrida dos 10 km, tenho que mostrar a imagem abaixo, é isto, a imagem abaixo é a listagem da classificação da categoria 35 a 39 anos.

Veja a imagem, não o meu tempo de prova, e sim, de dois grandes corredores da Acorremar, pergunto: Alguém já viu o Emerson fechar uma prova de 10 km em 39:36 e ainda o Marcelo Yuki com 42:27 ?

Estranho , não queria misturar tecnologia para explicar esta situação, mas desta vez não tenho outra opção, quem já leu neste blog sobre o GPS sabe, já disse que realmente a medição não é precisa, mas desta vez ele registrou 10.910 metros, incrível diferença de 910 metros a mais, e num dia de tempo limpo e ainda grandes corredores com seus tempos alterados, não podemos ter outra conclusão, a organização errou feio na medição do percurso, ah, e ainda não poderia esquecer que o grande Aderbal Pery que correu a tiradentes em 32:30 fechou a prova acima dos 36 minutos.

Mas nem tudo foi problemas, a prova foi muito boa, ao final fomos recepcionados com muita água, frutas, massagens e ainda com a bela medalha tradicional do sesc.

Quanto a minha prova, corri razoável, acho que no final além do percurso, senti também o acumulo de participar de três provas seguidas, a perna estava pesada, o calor enorme "normal em Paranavaí", pelo caminho vejo feras da corrida como Senra, Zé do Cano que sentiram e não terminaram a prova,...ops neste momento em que escrevo (obina faz um para o mengão)....onde estava mesmo, ah, falando da miha corrida, então no final tive a impressão do dever cumprido, terminei em 9º na categoria por idade e 6º na categoria comerciário, e com tempo de 48:02, e muito feliz, este mês de Abril graças principalmente ao SESC foi show, tivemos corridas em praticamente todos os finais de semana.

Agradeço primeiramente a Deus, ao Sesc e aos meus amigos que racharam as viagens, sem esquecer é claro o principal passageiro, meu filho vitinho!

Clique aqui e veja Fotos de Paranavaí - Nas fotos poderá ser visto que a galera Acorremar mais uma vez faturou em todas as categorias.

Veja muito mais no blog do Emerson

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Paula Radcliffe - Maratona é pura superação

Este vídeo é fantástico, mostra como uma maratonista tem que estar preparado para qualquer situação. E a Paula foi uma verdadeira "LADY", conseguiu fazer algo que para os homens é bem mais fácil, mas ela conseguiu com muita sutileza.
Mesmo precisando fazer essa parada, Radcliffe venceu a Maratona de Londres e de quebra bateu o recorde mundial da distância. E ainda podemos dizer que num "PIT STOP" ela supera até a Ferrari.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Prova Rústica Tiradentes - Balanço

Já citei várias vezes a importância da prova rústica tiradentes para nós Maringaenses, e acredito que guardada as devidas proporções podemos compara-la a São Silvestre para o Paulistano. Nós vivemos o mundo da corrida, sabemos que neste meio na cidade não se fala em outra coisa, até Abril, e podemos ver o grande aumento no número de inscritos a cada ano, e por falar nisto, tenho que mostrar aqui um pouco da minha recente história de corridas, eu que me tornei um "atleta" devido a prova tiradentes. Sim, até 2005 eu gostava muito de uma bolinha nos finais de semana, e de preferência com churrasco e regado a muita cerveja, foi quando resolvi participar da minha primeira prova rústica tiradentes, foi emocionante, mas ainda a corrida não decolou na minha vida, chegou o inverno, parei de correr, engordei e continuei com a bolinha nos finais de semana. Setembro de 2005 meu aniversário, tomei todas, e sete dias depois, aniversário do meu cunhado, tomei duas latinhas de cerveja e falei, parei, chega, vou começar a correr, e dale parque do ingá, foi assim, o verão chegou a animação aumentou, e veio 2006, muita expectativa para a chegada da tiradentes, pensei..., este ano vou melhorar, que nada, errei nos treinamentos na semana da prova e foi um fracasso (rsrs), pior que 2005, mas não desanimei, comecei a treinar para a corrida Pare de Fumar Correndo, e até que não me saí tão mal assim (5 km mais fácil), logo depois conheci o pessoal bacana da ACORREMAR, daí em diante não parei mais, treinos e mais treinos, treinos de base, etc e tal, e a cervejinha? Graças a Deus ficou lá em Setembro de 2005.

Abaixo uma mostra das minhas corridas tiradentes:
Prova.......... Tempo.......Geral....Categoria...Maringá Cat. Maringá
Tiradentes 2008 00:43:30 296 de 1282 044 de 174 062 de 716 10 de 97
Tiradentes 2007 00:47:24 502 de 1304 081 de 187
Tiradentes 2006 00:52:23 670 de 1153 094 de 144
Tiradentes 2005 00:50:48 728 de ???? 110 de ???

É isto, espero que assim como aconteceu comigo, outros mudem seus hábitos por causa da Prova Rústica Tiradentes, a mais famosa e querida do Norte de Paraná.
A todos boas corridas!!!


segunda-feira, 21 de abril de 2008

Prova Rústica Tiradentes

Tiradentes ontem um sonho, hoje uma realidade !!!
Por ser uma das principais provas de Maringá e inclusive da região de Maringá, logo que começa o ano todos ficam ansiosos pela chegada do dia 21 de Abril, e a cidade já começa a respirar os ares da prova mais tradicional do norte do Paraná. Logo no início do ano já podemos ver vários atletas e até mesmo vários iniciantes na corrida de rua, treinando no percurso da tiradentes, várias academias iniciam o ano preparando seus alunos para a prova, e no dia a cidade fica em festa.


Ao lado meu filho Vitor Cabral (9 Anos), terminando a prova pré-mirin até 11 anos, num percurso de 2.700 metros com o tempo de 14:35, muita emoção para o Pai coruja, muito feliz por ter os filhos integrados ao esporte com qualidade de vida.




Aqui ele já está todo contente com a sua medalha no peito, mais uma para a coleção que só aumenta, juntanente com outras conquistadas no FUTSAL, esporte que ele domina e sem modéstia, tem uma canhotinha venenoza.






Abaixo, momentos antes da prova principal 10 km, muita expectativa, ver vários atletas de renome como Anoé dos Santos Dias, o melhor brasileiro classificado na São Silvestre de 2007 e também vários quenianos que treinam no norte do Paraná e já fazem da prova rústica Tiradentes um tradição, e este ano eles dominaram no masculino e feminimo.


Aqui também podemos ver que é uma prova que deve estar no calendário nacional, uma prova que cresce a cada ano, por isto reforço o meu pedido aos organizadores, Maringá merece mais provas como esta.






Hoje Maringá acordou com um clima muito bom, temperatura agradável e tudo parecia que seria um dia especial, mas por volta das 15:00 horas o tempo fechou e céu desabou sobre Maringá, uma chuva muito forte de ventos e granizo, inclusive derrubando árvores e destelhando casas, mas como diz o regulamento da prova, "a corrida irá acontecer em qualquer condição climática".


Fiz uma corrida dentro de tudo que eu esperava, no final 30 segundos me separou do melhor tempo no treino deste ano, mas acredito que pode ser por causa de uma pequena mudança no percurso, mas nada que tirasse o meu bom humor ao final da prova, também este foi o meu melhor tempo em todas as tiradentes que já corri.
Ao lado momentos finais num sprint para fechar a prova em 43:30 e a certeza de que estou no caminho certo, com muita fé e treinamento creio que aos poucos posso melhorar.

domingo, 13 de abril de 2008

Circuito Sesc Etapa Apucarana

Antes de começar a escrever sobre a corrida, tenho que abrir um espaço para parabenizar mais uma vez a grande organização do SESC. Várias pessoas se mobilizaram para garantir que nós, corredores amadores, tivéssemos um dia todo especial, largada no horário, percurso demarcado a cada 1km , água de sobra em todo o percurso, massagens, frutas e uma bela medalha como já é esperado nas provas do Circuito Sesc.
Que sirva de exemplo as grandes distribuidoras de material esportivo, vamos promover mais corridas e eventos como este no interior paranaense.


Ao lado galera Acorremar, que levantou cedo em Maringá para poder correr nas ruas da bela Apucarana.

Na ordem da esquerda pra direita, Victor, Miguel, Moura, Reginaldo (trabuco) e Eu.
Na foto o pessoal fez questão de exibir suas medalhas, mas também alguns subiram ao pódio e levaram troféu pra casa.




O grande barato das provas do circuito Sesc, é ser uma prova voltada aos corredores amadores, uma prova onde não se oferece prêmio em dinheiro, sendo assim...sendo assim nada, olhe uma prova amadora onde na minha categoria tem vários corredores com tempo abaixo de 40 e na casa dos 36 minutos, estes caras são quase profissionais isto sim. Neste blog já falei de GPS, Site, mas hoje vou deixar a vergonha de lado e vou falar da minha corrida, uma corrida difícil que começou com temperatura amena e nos primeiros Kms estava muito quente, e temperatura alta já viu, é maior a perda de líquidos e a performance cai, isto é inevitável, mas como se pode ver na lista ao lado, hoje não tenho do que reclamar, estou me consolidando nos 42, e fechei a prova em 6º na categoria por idade e 8º na categoria especial comerciário. Emoção guardada para o final, quando no km 8 me aproximava do Miguel e tinha o Moura no meu campo visual, e faltando uns 400 metros, as posições já invertidas, vejo que o Moura olha para traz e me vê, então pensei é agora, tirei forças sabe Deus de onde e num sprint alucinado passei os os dois sem olhar de lado, o Moura aproveitou e veio junto, passando assim o Miguel, e na listagem dos comerciários pode-se ver o resultado uma diferença de apenas 2 segundos entres os Três, muita adrenalina....

Ao lado listagem categoria especial comerciário, mais uma vez galera acorremar sempre presente, entre os dez primeiros, quatro corredores .

4º - Emerson Jacques
8º - Sandro Cabral
9º - José Alves de Moura
10º - Miguel Alves Bueno




Como disse no início da matéria, a galera Acorremar foi até Apucarana e faturou !!!

Victor, correu bem e ficou em terceiro na categoria 16 a 19, fechando em 37:55, parabéns garoto o teu único defeito é ser vascaino.


Reginaldo Trabuco mostrou que voltou forte e faturou a catega fechando com 39:16 e de quebra já se classificou para a grande final do Circuito Sesc em Curitiba.







Meu amigo Moura, sentiu dores no km 9, mas mesmo assim seguiu firme e ainda pegou 3º lugar na categoria e tempo de 42:58.

Emerson Jacques um grande corredor e principalmente o maior "blogueiro" da equipe, 2º na categoria 35 a 39 com o tempo de 36:50 e 4º na categoria especial comerciário.
Mais sobre a etapa Apucarana no blog do Emerson http://emerson-1972.blogspot.com/








Prefiro ser...

essa metamorfose ambulante ...

do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo....




Ao final da prova ainda tivemos uma pontinha do couver Raul Seixas, e aproveito para reforçar a minha opinião ...Parabéns ao Sesc por esta bela iniciativa e que continue assim, por vários anos, levando as cidades do interior do Paraná, incentivo ao esporte e qualidade de vida !!!!
Parabéns a todos os que participaram, inclusive dezenas que fizeram caminhada e em especial a galera Acorremar, que levantou cedo, foi até Apucarana, mostrou garra, e os resultados confirman a tese do belo trabalho que fazem nossos Treinadores, José Jorge, Gilberto e Luciano, a eles o meu muito obrigado.