domingo, 24 de julho de 2011

Volta da Ilha

Existem várias provas com o propósito de fugir das convencionais 10k, 21k, 42k, e com isto surgem provas de grandes desafios, inovam e atraem mais e mais adeptos ao esporte. Prova disto é a Volta da Ilha (Florianópolis), e para mostrar um pouco sobre este magnífico desafio, abro aspas ao amigo Cesar Moro, que já participou e divide conosco toda sua experiência.


Imagens da Volta da Ilha de Florianópolis - Foto: Cesar Moro

" A volta da ilha de Florianópolis tem ganho nos últimos anos o prêmio de prova mais admirada pelos leitores da revista O2. Esse foi um dos motivos que levou a nossa equipe de amigos corredores a se inscrever na prova em 2009. Como não podia deixar de ser viramos fãs da prova e participamos também em 2010.
A volta da ilha é uma prova de revezamento de 150kms que literalmente da a volta na ilha de Florianópolis. Durante o trajeto os atletas percorrem asfalto, trechos de mata, praias, dunas, etc.

É uma prova tão procurada que geralmente não existem vagas suficientes para todas as equipes que procuram se inscrever. Equipes que já participam há mais de 5 anos tem vaga garantida, as demais vagas são sorteadas entre as equipes que se inscrevem. Existe, entretanto, uma terceira opção que consiste em comprar o pacote da empresa de turismo Amplestur parceira da prova.
Em 2009 decidimos por esse caminho, e para nossa surpresa o pacote da empresa de turismo mostrou-se uma excelente opção tanto com relação ao custo como na qualidade do serviço oferecido.
O pacote inclui, passagens, hotel, uma van de apoio a equipe (moto de apoio se necessário) e um kit de alimentação para cada corredor com frutas, lanches, gatorade e água.
Os kits de alimentação são entregues pela equipe da Amplestur em caixas de isopor no hotel na vespera da prova.

As equipes podem se inscrever na modalidade de competição ou apenas participação.
A prova é dividida em 21 trechos de tamanhos variados sendo o mais longo de 15k, todos os outros são menores variando de 4k a 9k.
Na inscrição o técnico, treinador ou coordenador da equipe fica responsável por registrar na Internet os dados de cada participante inclusive os trechos que fará e seu ritmo ou pace. Para que a inscrição da equipe seja aceita é necessário que o pace da equipe esteja dentro de um limite de forma que a equipe seja capaz de terminar a prova dentro de um prazo máximo (seja competição ou participação).
A prova é patrocinada pela Asics e no congresso técnico que antecede a prova é possível comprar roupa esportiva da Asics customizada para a prova.

A corrida começa as 4hrs da manhã com largadas em ondas de 15 em 15 minutos começando com as equipe com pace mais lento e que levarão um tempo maior para terminar a prova.
Cada equipe possui de 1 a 2 carros ou vans de apoio e 1 moto. Depois da largada do primeiro atleta a equipe se dirige nos carros de apoio até o próximo posto de troca onde deixa o atleta que fará aquele trecho e recolhe o atleta que acabou de terminar seu trecho indo de volta para os carros de apoio e dirigindo-se para o próximo posto de troca.
A distribuição dos trechos entre os atletas segue algumas regras para as equipes de competição, mas é livre para as de participação de forma que um corredor pode fazer mais de um trecho consecutivo.

A organização da prova é muito boa, o clima entre os participantes excelente e contagiante. São centenas de equipes de diversas partes do Brasil e do exterior que durante todo um dia participam juntas do desafio e da alegria de vencer 150kms através de algumas das paisagens mais belas do Brasil.
Existem trechos curtos, longos, fáceis e difíceis, entre eles se detacam os trechos de praia pela beleza, os trechos de morro pela inclinação, as dunas pela beleza somada a dificuldade e finalmente o trecho do morro maldito, o mais longo e difícil da rova com 15 kms através de um morro com grande inclinação e dificuldade.

O conjunto de tudo isso, somado ao desafio de correr do início ao final do dia, (em equipe sim, mas torcendo, acompanhando, apoiando cada atleta em cada trecho) faz dessa prova um evento único e memorável. A corrida e tomada de tempo termina 200 metros mais ou menos antes do pórtico de chegada, a partir dai toda a equipe pode acompanhar o atleta do último trecho na passagem do pórtico e na chegada à tenda dos "finishers", onde geralmente "rola o maior som" e onde recebemos as medalhas, tiramos fotos e podemos confraternizar com as outras equipes.
Terminar 150kms juntos é fantástico.

Vale comentar que de uma forma geral as equipes podem ter de 8 a 12 atletas além de um técnico ou coordenador, mas existe também a opção de fazer a prova em 2 pessoas apenas, com 75k para cada um. Mais um desafio para colocar na lista de "se fazer".

Abraços e boas provas."

Cesar Moro.