sexta-feira, 28 de março de 2008

Tutorial para os sem GPS (3) - Considerações Finais

Como vimos no tutorial (2), é bem simples fazer o desenho do nosso percurso.
A tela (Clique para visualizar) ao lado nos mostra como ficará o desenho do percurso depois de pronto, e ainda nos mostra também o nível de precisão da medida, quem mora em Maringá ou mesmo quem conhece o famoso parque do ingá e já correu por aqui, sabe que sua extensão é de aproximados 3 kms.

Bem, depois de criado nosso percurso o site MapMyRun tem também vários outros recursos, bem como a possibilidade de salvar este percurso para futuras alterações e também compartilhar com outras pessoas. Mas para isto é necessário fazer um cadastro no site.

Na tela ao lado temos uma visão do nosso mapa no seu modo híbrido, onde se vê o mapa sobreposto a uma foto do satélite.
Acredito que seja somente isto, o necessário para se criar um percurso com esta bela ferramenta, espero que o tutorial possa ajudar você amante da corrida a criar vários novos percursos para o seu treino longo.
Clique no link http://www.mapmyrun.com/run/brazil/maringa/951657838 e veja sugestão de longão de 25 km em maringá.


Caso queira fazer algum comentário, crítica ou sugestão, ou até mesmo recomendar uma matéria, envie um e-mail

A todos bons treinos e um excelente longão !!!

Tutorial para os sem GPS (2) - Desenhando o Percurso

Muito bem, para podermos desenhar o nosso percurso, iremos utilizar a caixa de ferramentas que está do lado direito da tela (Imagem ao Lado), para isto vamos conhecer nossas ferramentas.

Primeiro temos o (Triângulo Deitado - START), escolha esta ferramenta e clique no local do mapa onde deseja iniciar o percurso.

Temos também o botão (Bola - STOP ), escolha esta ferramenta e clique para finalizar o percurso.

Além desta duas principais ferramentas, temos também (Water - água)/(Bathroon - Banheiro), caso você queira fazer um percursos mais detalhado, mostrando os pontos onde haverá água por exemplo...

Alem dos botões ÍCONES, temos outros botões logo abaixo que também são interessantes, como:

CLEAR ALL - Limpar todo o mapa que você começou a criar.
UNDO - Limpar o último trajeto marcado, caso teu mapa esteja todo correto e só o último clique você errou.
OUT & BACK - Voltar ao início - Caso você faça um percurso e deseja voltar pelo mesmo caminho da ida, basta clicar neste botão que o site monta o retorno automático.

Então ficou fácil, como vimos acima, é só clicar no botão START e clicar no mapa no local exato onde desejamos começar o nosso percurso, depois é só IR CLICANDO no mapa nos locais onde desejamos passar, o sistema irá montar o percurso fazendo as marcações de km a km.

Dica: Nas curvas fazer cliques com contornos próximos, evitando que o sistema ignore a curva e crie uma reta onde deveria ser curva.

Observação importante: Quando acessamos o site MapMyRun, ele está configurado para a medição em MILHAS (English - mi/ft/lbs), e neste caso devemos alterar para o Sistema (METRIC - Km/m/Kg), para isto é só clicar em SELECT UNITS (imagem ao lado), para alterar a configuração, Veja no exemplo da figura ao lado.

Uma outra ferramente também muito importante é a ferramente de ZUM (imagem ao lado), com ela podemos melhorar o nível de visualização do nosso mapa, ficando mais fácil efetuar nosso desenho. Também se precisar bastar CLICAR E SEGURAR o clique e depois arrastar o mouse para movimentar o mapa na tela.

Tutorial para os sem GPS (1) - Conhecendo o Site

Conforme a matéria publicada na revista Contra Relógio, tem um site muito interessante onde se pode ver o mapa de várias cidades, e o mais importante, utilizar o mapa para fazer um traçado de um percurso mostrando quilometro a quilometro e qual a distância total que será percorrida.

acesse http://www.mapmyrun.com/ - site em inglês.

Vamos tentar mostrar passo a passo neste tutorial como é fácil montar um percurso.

Tela inicial do site - (clique para visualizar).
Na primeira tela que se abre ao acessar o site, veremos três caixas, MAP, FIND, LOG. Na caixa MAP, digite a cidade que deseja acessar, por exemplo: maringa,parana,brasil veja o exemplo na imagem abaixo.




Ao lado a imagem da tela de busca de mapas, veja que digitamos a cidade,estado e o país que desejemos visualizar e depois é só clicar em START MAPPING.
O site MapMyRun irá fazer uma busca e irá mostrar o mapa da região que foi solicitada, veja exemplo na tela abaixo.


Após a busca o mapa se abre conforme a tela ao lado, assim já está pronto para desenhar o percurso, veja como no tutorial (2).

segunda-feira, 24 de março de 2008

34ª Prova Rústica Tiradentes

Vem aí a tão esperada Prova Rústica Tiradentes, as inscrições estão abertas e nos finais de semana já se pode ver várias pessoas treinando no percurso da prova.


site oficial da prova http://www.maringa.pr.gov.br/provatiradentes/






Ao lado a imagem do percurso de 10km, pra muitos este percurso já está gravado no subconsciente, aos iniciantes a sugestão é cautela







Aqui o percurso de 2700 metros, para a garotada até 13 anos, Srs Pais vamos levar os filhos para participar da prova, no final receber uma medalha pela participação e voltar pra casa cheio de entusiasmo e mais longe do sedentarismo.



A todos uma boa prova!!!

domingo, 23 de março de 2008

Preparo de Bebida Esportiva

Preparo de bebida esportiva
Preparo de bebida esportiva (isotônica 6-8% de CHO)

1 litro de água;
400mg de Nacl (1/2 colh. chá de sal);
30-40g de carboidrato simples (sacarose ou frutose) - pode-se usar sucos em pó tipo Tang ou mesmo uma fruta;
30-40g de carboidrato complexo (malto), comprar em lojas especializadas.

ATENÇÃO!! elas só devem ser ingeridas em atividades com mais de 1h de duração; o carboidrato da bebida fornece energia ao músculo (melhora a habilidade motora, o humor, o vigor e o tempo de exaustão).

Composição média das bebidas esportivas (em 100ml):
calorias.................24
Kcal CHO................6,0g
PTN.....................0,0g
LIP.....................0,0g
Na.....................45,0mg
K......................12,0mg
cloreto................42,0mg
fibra...................0,0g

por: Cristiane Parmezani da Cunha - Matéria extraída do site http://www.playteam.com.br/

Uma ótima sugestão e de baixo custo, fornece energia e repõe os sais minerais, aproveitem!!!

Tutorial GPS (4) - Considerações Finais

O objetivo deste tutorial não é comercial da GARMIN, e nem mesmo para convencer as pessoas a utilizar um GPS, mas sim para levar até aos amigos corredores uma informação mais simples de como funciona realmente este aparelho.
Espero que com ele, de alguma maneira tenho contribuído, e as pessoas que pretendiam comprar e ainda estavam em dúvidas, agora tenha uma melhor opinião, ou mesmo aqueles que não conheciam agora sabem como funciona.


Uma observação importante, algumas pessoas me perguntam se ele é preciso, e posso afirmar que uma precisão exata não existe, mas ele está muito próximo de uma medição correta, pelo menos é o que posso notar nas provas que participo. Uma conclusão que tenho é que sem ele como poderia acompanhar cada treino que faço, cada percurso diferente que posso fazer sem me preocupar em medir com o carro pra saber quantos kms eu corri. E ainda na questão exatidão, é muito complicado a questão medir as distâncias nas ruas das cidades, e ainda sabemos que tem várias corridas bem organizadas e mesmo assim os seus percursos são de medidas questionáveis, principalmente pelo fato que é muito caro fazer uma aferição profissional, e ainda assim nunca saberemos que quem mediu por onde passou, fez as curvas mais fechado e por aí vai....


O mais importante de tudo é treinar, com ou sem GPS o importante é treinar.


Agora para os sem GPS, a revista contra relógio disponibilizou uma matéria sobre um site que faz medições de percurso também muito interessante, um assunto para o próximo tutorial, aguardem.....
A todos um bom treino !!!!

Tutorial GPS (3) - Analisando os treinos no PC


Aqui o treino ou a prova começa a ganhar uma nova dimensão, principalmente pelo fato que se não anotarmos, jamais iremos lembrar como foi aquela corrida no começo do ano passado, e aqui ele anota tudo, inclusive outro dia estava olhando que em poucos meses eu corri 1200 kms, e até pensei, imagina se o Sr José Jorge, que corre a mais de 30 anos, tivesse registrado todos os kms que ele já correu? Nossa, daria muitas voltas na terra....rsrs.
Por isto eu sou vidrado em software, com ele podemos armazenar tudo, e acompanhar treino a treino.

E olhando a tela acima, você verá que não são poucos os dados que podemos verificar do treino, a direita da tela temos um calendário negritando todos os dias que treinei, abaixo ainda do lado direito os treinos separados por data e hora, e a esquerda o treino selecionado, mostrando todas as voltas, o tempo total, o número de calorias gastas, o batimento cardíaco medio e máximo, a velocidade média e máxima e ainda o ritmo de cada volta, e ainda podemos ver um gráfico da velocidade x batimentos cardíacos e outros dados ainda que podemos personalizar.


Nesta outra imagem podemos ver o mapa (simples) do percurso percorrido, neste programa que acompanha o aparelho a mostragem do mapa é muito simples, mas também existe a possibilidade de exportarmos os treinos para um site na internet e assim ele monta um mapa completo, mostrando as ruas que percorremos, muito interessante.

http://trail.motionbased.com/trail/player/5199371 Neste link você verá um treino que exportei e disponibilizei na internet, inclusive você verá um player do percurso juntamente com o mapa.

No site http://trail.motionbased.com/ tem um search onde você pode digitar o nome de uma cidade por exemplo maringa e verificar todas as pessoas que disponibilizaram seus treinos aqui de Maringá.


Nesta tela podemos acompanhar um treino que fizemos recentemente na pista da UEM, onde fizemos um teste de 10k, o difícil de fazer um teste de 10k na pista é se perder durante as 25 voltas na pista, com um GPS ficou fácil, se lembrarmos as telas do aparelho mostrada no tutorial (2), ele registra o número de cada volta e ainda me mostrava o tempo gasto na volta e assim como pode ser visto na tela ao lado, bastou força para segurar o ritmo que no mais eu não precisava me preocupar.

Tutorial GPS (2) - Navegando nas Telas do Aparelho

Na imagem ao lado podemos ver uma das telas que você pode configurar no aparelho, nesta eu preferi visualizar o tempo da volta atual, a cadência (ritmo) da volta, o número da volta e os batimentos cardíacos.


Esta tela foi escolhida principalmente para os treinos na pista da UEM, deste modo consigo acompanhar em que volta estou e qual foi o tempo da volta.






Nesta outra foi escolhido o Tempo Total, a distância total, o ritmo e os batimentos cardíacos.

Esta tela foi escolhida para os treinos de longa distância ou durante uma prova de 10k.







Aqui podemos ver a tela com vários treinos, onde pode-se ver a data, os kms rodados e o número de voltas.
Ainda na tela pode-se ver o tempo total, o ritmo médio e a quantidade de calorias gastas.






Observações Importantes: Todas as telas acima, podem ser alternadas durante um treino, basta pressionar um botão de navegação que vem ao lado do relógio, e ainda durante uma prova, ao completar cada quilometro você irá ouvir um bipe e abrirá uma pequena tela mostrando o tempo da volta.

Tutorial GPS (1) - Dados Técnicos do GPS Forerunner 305

O que acompanha o Aparelho:
O relógio GPS.
Cinta peitoral para capturar os batimentos cardíacos e enviar ao aparelho.
Cabro USB para sincronizar os dados do relógio com um computador e para carregar a bateria do aparelho.
Software para visualizar e acompanhar todos os treinos.
Descrição do Aparelho:
Cursos: Transfira os cursos gravados e treine contra exercícios anteriores.
Auto Pausa: Automaticamente pausa o cronometro de treino quando você diminui a velocidade abaixo de um ritmo de descanso; o cronometro reinicia quando você começar a correr novamente.
Auto Volta: Automaticamente inicia uma volta quando você atingir uma distância determinada. Permite que você corra aleatoriamente e mantenha os dados precisos da performance. (pode-se determinar uma volta a 1km por exemplo).
Auto Rolagem: Navega através das páginas dos dados durante um exercício.
Multi-esporte: Define perfis para corrida, ciclismo ou outro esporte.
Exercícios avançados: Define exercícios com durações e objetivos específicos (velocidade ou freqüência cardíaca).
Exercícios rápidos: Permite a você introduzir metas de treinos baseados no tempo, distância e ritmo.
Parceiro virtual: Exibe um gráfico do "parceiro virtual" que correrá com a meta definida, assim você poderá ver de relance o seu desempenho. Trabalha com cursos e exercícios.
Alerta de ritmo: O alarme soará se você estiver mais lento ou mais rápido do que o ritmo especificado.
Alerta de tempo/distância: O alarme soará quando você atingir o tempo ou a velocidade especificada.
Intervalo de treino: Permite configurar intervalo de exercícios e descanso e o número de repetições.

sábado, 22 de março de 2008

Corrida e Tecnologia - Duas Paixões

Hoje pode-se dizer que sou apaixonado por corridas, mas sempre fui apoixanado por tecnologia, quando comecei a correr pensei preciso de um aparelho Mp3, depois foi um relógio com frequencímetro para monitorar os batimentos cardíacos, até que um dia navegando na net, conheci os aparelhos de GPS para fitness, este ao lado foi o meu primeiro, meio grande para correr com ele no braço, mas para quem estava iniciando no mundo dos GPS estava ótimo.

Muitos ainda não conhecem realmente o que é treinar com um aparelho deste, por isto resolvi fazer um tutorial aqui no blog para mostrar um pouco sobre este pequeno notável.
Este outro já um pouco menor e bem mais leve para carregar no braço é o meu segundo. Custo do brinquedo? infelizmente comprado aqui no Brasil devido aos altos impostos de importação, fica em torno de 1200,00. Comprando fora do Brasil o custo fica em torno de 215 dolares que hoje não passaria de 400 reais, e se comparado a um bom frequencímetro é um preço muito bom principalmente por tudo o que se pode ter com este aparelho e lembrando que ele também é um frequencímetro.

Mais adiante irei detalhar todos os seus recursos...