domingo, 23 de março de 2008

Tutorial GPS (3) - Analisando os treinos no PC


Aqui o treino ou a prova começa a ganhar uma nova dimensão, principalmente pelo fato que se não anotarmos, jamais iremos lembrar como foi aquela corrida no começo do ano passado, e aqui ele anota tudo, inclusive outro dia estava olhando que em poucos meses eu corri 1200 kms, e até pensei, imagina se o Sr José Jorge, que corre a mais de 30 anos, tivesse registrado todos os kms que ele já correu? Nossa, daria muitas voltas na terra....rsrs.
Por isto eu sou vidrado em software, com ele podemos armazenar tudo, e acompanhar treino a treino.

E olhando a tela acima, você verá que não são poucos os dados que podemos verificar do treino, a direita da tela temos um calendário negritando todos os dias que treinei, abaixo ainda do lado direito os treinos separados por data e hora, e a esquerda o treino selecionado, mostrando todas as voltas, o tempo total, o número de calorias gastas, o batimento cardíaco medio e máximo, a velocidade média e máxima e ainda o ritmo de cada volta, e ainda podemos ver um gráfico da velocidade x batimentos cardíacos e outros dados ainda que podemos personalizar.


Nesta outra imagem podemos ver o mapa (simples) do percurso percorrido, neste programa que acompanha o aparelho a mostragem do mapa é muito simples, mas também existe a possibilidade de exportarmos os treinos para um site na internet e assim ele monta um mapa completo, mostrando as ruas que percorremos, muito interessante.

http://trail.motionbased.com/trail/player/5199371 Neste link você verá um treino que exportei e disponibilizei na internet, inclusive você verá um player do percurso juntamente com o mapa.

No site http://trail.motionbased.com/ tem um search onde você pode digitar o nome de uma cidade por exemplo maringa e verificar todas as pessoas que disponibilizaram seus treinos aqui de Maringá.


Nesta tela podemos acompanhar um treino que fizemos recentemente na pista da UEM, onde fizemos um teste de 10k, o difícil de fazer um teste de 10k na pista é se perder durante as 25 voltas na pista, com um GPS ficou fácil, se lembrarmos as telas do aparelho mostrada no tutorial (2), ele registra o número de cada volta e ainda me mostrava o tempo gasto na volta e assim como pode ser visto na tela ao lado, bastou força para segurar o ritmo que no mais eu não precisava me preocupar.