domingo, 31 de julho de 2011

Circuito SESC Etapa Maringá

Atualizado em: 01/08/2011





Chove chuva, chove sem parar
Pois eu vou fazer uma prece
Pra Deus, Nosso Senhor
Pra chuva parar de molhar
O meu divino amor...

Aconteceu hoje em Maringá, mais uma etapa do circuito SESC de caminhada e corrida de rua, um
Super Evento e um Sucesso com Certeza.

Choveu muito hoje em Maringá
A chuva caiu forte em Maringá, faltou energia elétrica no local do evento o que com certeza iria comprometer a apuração, mesmo com todas as adversidades o pessoal do SESC mandou bem e mais uma vez promoveram um grande evento esportivo e de lazer.

Como dizem nos regulamentos, o evento acontecerá com qualquer condição climática, e hoje foi um dia destes, mas é impressionante como quem pratica este esporte não está nem aí para sol forte, chuva, ventos, o pessoal quer mesmo é sentir a endorfina correndo nas veias. Hoje corremos e literalmente lavamos a alma.

A PROVA:

O circuito de corridas e caminhadas do SESC é composto por duas opções:

  • 5 Km - uma volta no percurso, o grande vencedor foi ADERBAL PERI da Associação de Atletismo de Maringá.
  • 10 Km -  duas voltas no percurso, no masculino o grande vencedor foi APARECIDO LAZARINI (tico) de Nova Londrina e no feminino EDNA MARTINS de Maringá.
Abaixo foto do pódio do atletas que optaram pelo percurso de cinco quilômetros, nesta opção de percurso não tem pódio por categoria, apenas geral com os cincos primeiros colocados.

PROVA 5-KM:
1ª ADERBAL PERI
2ª TAUAN THIAGO DEPIERI
3ª ALLISSON LUAN BARBOSA
4ª ELTON WANDER SALES
5ª DANILO AUGUSTO CRESPO

PROVA 5-KM:
1ª SUSANE DE ARAUJO MARTINS
2ª RUTHINÉIA POLIZELLI TOPPA
3ª JANAINA INOUE T. MANTOVANI
4ª ANA MARIA MARTINS
5ª VIVIAN BATISTA GOMBI


Já no percurso de dez quilômetros, o SESC premia por categoria e também na categoria especial  comerciário, confira abaixo a foto do pódio.

CATEGORIA COMERCIÁRIO
1ª MARIA APARECIDA DA SILVA
2ª ROSIMEIRE MELHADO RIBEIRO

3ª MICHELINI FRANÇA FERREIRA
1º ADILSON SOUZA FERREIRA
2º DANIEL CRISTINO DA SILVA
3º GAINETE FERENSOVICZ



Abaixo fotos dos pódios por categoria, e em destaque os atletas da ACORREMAR, e no decorrer da semana, assim que tiver acesso aos resultados, completarei os nomes dos pódios.

CATEGORIA 60-64
1º NOEL TIBURCIO DA CUNHA
2º BENEDITO PRADO DA SILVA FILHO
3º JOSE ROQUE DOS SANTOS
1ª IRAIDY SPOSITO SOARES


CATEGORIA 55-59
1º JOSÉ JORGE MEDEIROS 
2º JAMES ALBERTO DE CASTRO MOTTA
3º JOSE DONIZETI DE OLIVEIRA
1ª ZENILDA BELTRAME
2ª MARLY VANZUITA CORREA
3ª  


CATEGORIA 50-54
1º EDSON ZOTTO
2º IVO RODRIGUES DOS SANTOS

3º JOSÉ ALVES DE MOURA
1ª LOURDES MARIA DE JESUS OLIVEIRA
2ª SELECINA MARIA DA SILVA FERREIRA
3ª VANIR APARECIDA SERCONEK BOCCA



CATEGORIA 45-49
1ª EDNA LUCIA MARTINS
2ª CLEIDE MARA VASCONCELOS ALVES
3ª OCILANIA CARDEAL MAGALHÃES VICE

1º DAVI VITAL DA SILVA
2º DANIEL CRISTINO DA SILVA
3º NILTON FERREIRA BONFIM  




CATEGORIA 35-39
1ª MARIA APARECIDA DA SILVA

2ª ROSIMEIRE MELHADO RIBEIRO
3ª KEILA CRISTIANE TRINDADE MARIANO
1º ADILSON SOUZA FERREIRA
2º LUCIANO MIGUEL DOS SANTOS
3º JOSE PRADO DOS SANTOS


CATEGORIA 30-34
1ª RAQUEL MASSOLA MATHIAS
2ª MICHELINI FRANÇA FERREIRA
3ª ALESSANDRA RODRIGUES GOUVEIA
1º CESAR HENRIQUE DALQUANO
2º RODRIGO BUENO DE ARAUJO
3º JOAO MARCO DOS SANTOS

CATEGORIA 25-29
1ª ANGELICA PRONSATI
2ª DIANA YURI PELLIM NUMASHIRI

3ª SILVIA FERNANDA DE SOUZA LORDANI
1º APARECIDO GOMES LAZARINI (TICO)
2º MARCELO DOS SANTOS

3º ODAIR JOSÉ FERNANDES


CATEGORIA 18-19
1ª MICHELE FAZANI

2ª NIVALDO FERNANDO DO NASCIMENTO
3ª 
1º ABIDIEL RENAN GONCALVES MARTINS
2º PAULO VINÍCIUS FRANÇA RIBEIRO

3º ERICK DAIRIKU NARIMATSU

Para finalizar uma pequena amostra de como a galera ACORREMAR leva a sério o circuito SESC, tivemos representante em praticamente todos os pódios, inclusive nosso time feminino está crescendo e se destacando a cada dia, a todos os meus sinceros Parabéns.

Galera ACORREMAR - Pódio no circuito SESC
Keila, Cleide, Zenilda, Ruthnéia, Michele, Angelica e Daniel


FOTOS DO CIRCUITO DE CAMINHA E CORRIDA DE RUA DO SESC







Voltem, no decorrer da semana, mais fotos do CARLOS NOVAIS e os resultados.

domingo, 24 de julho de 2011

Com a Bênção de São Cristovão

Hoje domingo (24/07) a galera ACORREMAR pegou a estrada rumo a Mandaguari, neste dia em que os fieis católicos pedem proteção, nós corredores, parte mais frágil deste transito, somos obrigados a correr os riscos para podermos fazer um treinamento com mais qualidade, só mesmo com muita proteção e cuidado.

Num domingo com temperatura super agradável, mas com um vento forte que nunca está a favor, nossos maratonistas encararam mais um treino longo e muito duro.

Galera ACORREMAR rumo a Mandaguari

O motorista do transporte urbano olha e fica preocupado, seu veículo acostumado a verdadeiras lotações, hoje transita vazio, ao contrário da grande massa que corre ao lado, ele parece não acreditar e com certeza deve ter indagado, se esta moda pega?

Transporte urbano fica de lado, a galera quer mesmo é botar o pé na estrada

O caminho até Mandaguari, assim como o longo campeonato brasileiro de futebol, é difícil, o lider começa a sentir o cansaço e parece que subir  já não está tão fácil,  já senti a aproximação dos adversários, é uma  batalha dura.

O lider do Brasileirão começa a sentir o cansaço

A subida é longa e íngreme, exige que o corpo recrute todas as forças das fibras, nem para o caminhão parece fácil, e exige que este recrute todas as forças e a potência dos cavalos.

Daniel Cristino segue firme na subida, seguido de Emerson Jacques e Marcelo Yukio

Treinamentos assim, com certeza garante muita confiança ao atleta, e as mais terríveis maratonas serão superadas sem grandes sofrimentos, e no grande dia, no momento da disputa, o adversário mais fraco que sentir a aproximação e ver seu oponente ao retrovisor, não adiantará resistir, ele irá chegar e passar, ele foi forjado sob o sol forte, ventos e longas subidas.

Micheline França está treinando muito para representar a ACORREMAR na maratona de punta del Este no Uruguai

Devido a uma gripe no início da semana, hoje fui só no suporte a hidratação da galera, mas confesso que o bom mesmo é botar o pé na estrada, mas a energia desta turma é contagiante.
Galera ACORREMAR ao final de mais um treino longo, Maringá até Mandaguari


FOTOS DO LONGÃO MARINGÁ ATÉ MANDAGUARI



Volta da Ilha

Existem várias provas com o propósito de fugir das convencionais 10k, 21k, 42k, e com isto surgem provas de grandes desafios, inovam e atraem mais e mais adeptos ao esporte. Prova disto é a Volta da Ilha (Florianópolis), e para mostrar um pouco sobre este magnífico desafio, abro aspas ao amigo Cesar Moro, que já participou e divide conosco toda sua experiência.


Imagens da Volta da Ilha de Florianópolis - Foto: Cesar Moro

" A volta da ilha de Florianópolis tem ganho nos últimos anos o prêmio de prova mais admirada pelos leitores da revista O2. Esse foi um dos motivos que levou a nossa equipe de amigos corredores a se inscrever na prova em 2009. Como não podia deixar de ser viramos fãs da prova e participamos também em 2010.
A volta da ilha é uma prova de revezamento de 150kms que literalmente da a volta na ilha de Florianópolis. Durante o trajeto os atletas percorrem asfalto, trechos de mata, praias, dunas, etc.

É uma prova tão procurada que geralmente não existem vagas suficientes para todas as equipes que procuram se inscrever. Equipes que já participam há mais de 5 anos tem vaga garantida, as demais vagas são sorteadas entre as equipes que se inscrevem. Existe, entretanto, uma terceira opção que consiste em comprar o pacote da empresa de turismo Amplestur parceira da prova.
Em 2009 decidimos por esse caminho, e para nossa surpresa o pacote da empresa de turismo mostrou-se uma excelente opção tanto com relação ao custo como na qualidade do serviço oferecido.
O pacote inclui, passagens, hotel, uma van de apoio a equipe (moto de apoio se necessário) e um kit de alimentação para cada corredor com frutas, lanches, gatorade e água.
Os kits de alimentação são entregues pela equipe da Amplestur em caixas de isopor no hotel na vespera da prova.

As equipes podem se inscrever na modalidade de competição ou apenas participação.
A prova é dividida em 21 trechos de tamanhos variados sendo o mais longo de 15k, todos os outros são menores variando de 4k a 9k.
Na inscrição o técnico, treinador ou coordenador da equipe fica responsável por registrar na Internet os dados de cada participante inclusive os trechos que fará e seu ritmo ou pace. Para que a inscrição da equipe seja aceita é necessário que o pace da equipe esteja dentro de um limite de forma que a equipe seja capaz de terminar a prova dentro de um prazo máximo (seja competição ou participação).
A prova é patrocinada pela Asics e no congresso técnico que antecede a prova é possível comprar roupa esportiva da Asics customizada para a prova.

A corrida começa as 4hrs da manhã com largadas em ondas de 15 em 15 minutos começando com as equipe com pace mais lento e que levarão um tempo maior para terminar a prova.
Cada equipe possui de 1 a 2 carros ou vans de apoio e 1 moto. Depois da largada do primeiro atleta a equipe se dirige nos carros de apoio até o próximo posto de troca onde deixa o atleta que fará aquele trecho e recolhe o atleta que acabou de terminar seu trecho indo de volta para os carros de apoio e dirigindo-se para o próximo posto de troca.
A distribuição dos trechos entre os atletas segue algumas regras para as equipes de competição, mas é livre para as de participação de forma que um corredor pode fazer mais de um trecho consecutivo.

A organização da prova é muito boa, o clima entre os participantes excelente e contagiante. São centenas de equipes de diversas partes do Brasil e do exterior que durante todo um dia participam juntas do desafio e da alegria de vencer 150kms através de algumas das paisagens mais belas do Brasil.
Existem trechos curtos, longos, fáceis e difíceis, entre eles se detacam os trechos de praia pela beleza, os trechos de morro pela inclinação, as dunas pela beleza somada a dificuldade e finalmente o trecho do morro maldito, o mais longo e difícil da rova com 15 kms através de um morro com grande inclinação e dificuldade.

O conjunto de tudo isso, somado ao desafio de correr do início ao final do dia, (em equipe sim, mas torcendo, acompanhando, apoiando cada atleta em cada trecho) faz dessa prova um evento único e memorável. A corrida e tomada de tempo termina 200 metros mais ou menos antes do pórtico de chegada, a partir dai toda a equipe pode acompanhar o atleta do último trecho na passagem do pórtico e na chegada à tenda dos "finishers", onde geralmente "rola o maior som" e onde recebemos as medalhas, tiramos fotos e podemos confraternizar com as outras equipes.
Terminar 150kms juntos é fantástico.

Vale comentar que de uma forma geral as equipes podem ter de 8 a 12 atletas além de um técnico ou coordenador, mas existe também a opção de fazer a prova em 2 pessoas apenas, com 75k para cada um. Mais um desafio para colocar na lista de "se fazer".

Abraços e boas provas."

Cesar Moro.

sábado, 23 de julho de 2011

10ª Prova Pedestre Santo Antônio da Platina

Vem aí a 10ª Prova Pedestre Santo Antônio da Platina no estado do Paraná, um tradicional Evento Festivo fazendo parte do Aniversário do Município.

O EVENTO

Dia 20/08/2011 (Sábado)
Largada 14:30 categoria menores 3 Km
16:45 categoria maiores 10 km 
Local Em frente a escola estadual Santa Terezinha - Av. Oliveira Motta, 786
InscriçãoDoação de R$ 15,00 que ajudará na premiação aos vencedores categoria maiores.


10ª Prova Pedestre de Santo Antônio da Platina

Clique aqui e aqui baixe a ficha de inscrição.

Clique aqui e veja o regulamento da prova.


Observação Importante: As Fichas de Inscrições poderão ser enviadas no máximo até sexta-feira dia 19/08/2011 as 18:00 horas nos seguintes emails: diegoesporte@bol.com.br, jaime.sacco@bol.com.br, esporte@santoantoniodaplatina.pr.gov.br ou ainda pelo fax (43)3558-1160.

Mais informações direto do sitio da prefeitura do município de Santo Antônio da Platina, veja no endereço http://www.santoantoniodaplatina.pr.gov.br/noticias/noticias.php?id=7062

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Maratona de Revezamento

Em cerimônia realizada no gabinete da reitoria na UEM, foi firmado o patrocínio da CAIXA na Maratona de Revezamento VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA, a prova acontecerá mesmo no dia 28/08/2011, com largada as 9:00 em frente ao Paço Municipal. 


Maratona de Revezamento - Vanderlei Cordeiro de Lima - Pare de Fumar Correndo


As inscrições se encerram no dia 31/07/2011, fiquem ligados por que há um limite de equipes, e cada equipe deverá doar no mínimo 30 kg de alimentos não perecíveis. Clique aqui e veja mais.


      Cerimônia realizada no gabinete da reitoria na UEM - Foto: Assessoria de Impressa da CAIXA
Pelo sétimo ano consecutivo, a Caixa patrocina a Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima Maringá, com o tema Pare de Fumar Correndo. A Maratona promovida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) acontecerá no dia 28 de agosto reunindo atletas das principais equipes do Paraná. Nesta terça-feira (12) foi oficializado o patrocínio da Caixa em uma cerimônia realizada no gabinete da reitoria na UEM, com representantes das duas instituições e do atleta Vanderlei Cordeiro de Lima.

A Maratona de Revezamento tem como objetivo comemorar o dia nacional de Combate ao Fumo, realizando uma grande festa do atletismo convidando a todos a terem uma vida saudável. Paralelamente à prova de pedestrianismo serão desenvolvidas uma série de atividades voltadas à conscientização da população sobre os malefícios do tabagismo para o homem e meio ambiente. A Prova apresenta como característica principal a participação de equipes de oito atletas, que farão o percurso de 42,195 km, compreendendo um trecho de 6.194 km para o primeiro atleta e 5.143 km para os demais componentes da equipe.

Em seu pronunciamento o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima fala que apoio da Caixa tem sido fundamental para o atletismo, pois contribui para a socialização das pessoas, descoberta de talentos, na formação de atletas e ajuda a lançar novos campeões no Brasil e no mundo. “A Caixa tem sido grande parceira do atletismo e tem feito toda a diferença não só para mim, que sou patrocinado pela Caixa, mas principalmente para muitos atletas que estão iniciando”, afirma Vanderlei.

O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, fala que este não é só mais um evento esportivo. Várias ações são desenvolvidas como a visita às salas de aulas municipais com abordagem sobre a prevenção contra o Fumo. “A CAIXA está patrocinando uma grande ação social, oferecendo ajuda para quem quer parar de fumar”, complementa.

O superintendente regional em exercício, Sérgio Luis Scramin, fala da missão da Caixa. “O banco dá um exemplo de inclusão social ao investir numa modalidade esportiva democrática e acessível a todos os cidadãos”, fala.

Vanderlei Cordeiro de Lima – A maratona leva o nome Vanderlei Cordeiro de Lima em homenagem e reconhecimento da comunidade pelo trabalho do atleta. Vanderlei Cordeiro de Lima integra o programa “Heróis Olímpicos”, desenvolvido pela Caixa e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que cria oportunidades para que as novas gerações conheçam a história do atletismo, preservando a memória dos campeões, além de difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Metamorfose Ambulante

"Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo..."
Não poderia iniciar o post de hoje sem lembrar de Raul, porque não podemos nos prender as razões sem nos deixar levar pelas emoções. Ontem, digo até ontem, eu não pensava e estava certo de que este ano eu não faria nenhuma maratona, mas aos poucos, e principalmente vendo as fotos do Carlos Novais, que acompanha os longões da galera ACORREMAR, fui me contagiando pelo entusiamos deste loucos por asfalto.

Hoje eu ainda não me decidi, mas garanto que estou muito tendencioso a correr a Maratona de Foz do Iguaçu ou quem sabe Florianópolis, vou treinando, e vou pensando, opinião formada que nada.

Quando foi dada a largada, até parecia uma verdadeira corrida de rua, um bando de "malucos" correndo as margens da avenida colombo chamava a atenção dos que passavam, vários carros buzinando, outros gritando, a energia desta galera realmente era contagiante.

Quem via esta galera nas ruas até pensava que estava acontecendo uma verdadeira corrida de rua.

Neusa Matiko acompanhou as novatas que resolveram se unir ao grupo e sentir o prazer do longão de domingo.

Neusa, Michele e Marlene - as novatas não perderam o longão

Aos poucos Maringá ia ficando para trás, os quilômetros iam passando, mas ninguém se quer pensava em retornar, o objetivo era mesmo Floreta e completar o longão de 32 quilômetros.

Retornar nem pensar - o objetivo era mesmo Floresta

A placa avisava que não era lugar para ESTACIONAR, mas para quem até pouco tempo não estava passando dos 10 quilômetros, e ali já completava 17, era mesmo a hora de parar e com toda certeza, comemorar.

Parar sim, estacionar jamais e comemorar sempre!

Treinos assim, só são possíveis com o apoio dos amigos, e nesta hora este pessoal da ACORREMAR mostra a sua força, quando chegamos a casa do presidente, o aparato de, caixa térmica, saquinhos de água gelada, maltodextrina, e a disposição dos amigos, Ruth, Eli, cidinho, que nos ajudaram ao longo do percurso foi incrível, até o Carlos Novais, entre uma foto e outra nos estendia a mão com copo d´água, valeu galera, você são nossos anjos do asfalto.

Suporte de elite, uma super ajuda num super treino.

Ao final, e especialmente pra mim que até então só tinha feito longos de 22 quilômetros, a sensação foi uma só, CHEGUEI.... COMPLETEI...A "chapa" esquentou, o sol pegou forte ao longo de todo o percurso, o clima estava muito seco, foi moleza não.

Cheguei...completei...

Ao final, como em toda grande prova (rsrs), a festa foi geral, fomos recebidos com muita banana, doce de goiabada, e rapadura (é doce, mas é dura...rsrs), e lógico não podia faltar a grande foto da galera ACORREMAR, sempre nas lentes de Carlos Novais, nosso fotógrafo oficial.

Galera ACORREMAR ao final do treino em Floresta - quem vê cara, nãos vê as pernas (rsrs).

FOTOS DO LONGÃO MARINGÁ ATÉ FLORESTA



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Meia Maratona das Cataratas

Aconteceu domingo (03/07) a 5ª edição da meia maratona das cataratas, a prova realizada na cidade de Foz do Iguaçu e tem como destaque a chegada as vistas de uma das paisagens mais lindas do mundo.

Este ano o ponto forte forte foi o frio, e a temperatura muito baixa favoreceu para a quebra do recorde da prova, no masculino e feminimo.

Chegada do Campeão da Meia Maratona das Cataratas - Franck Caldeira

Quem também aproveitou a baixa temperatura foi Michelini França, ela que esta treinando para um desafio ainda maior (Maratona de Foz), tem feito vários "longões" e aproveitando a meia como preparativo, fez a sua melhor marca com o tempo 01:45:42.

Michelini França fez a sua melhor meia maratona em Foz do Iguaçu

Sargento Rui é um grande corredor e apreciador das meias maratonas, sempre corre bem a meia de Maringá, já foi pódio na meia da Disney, foi prestigiar a meia das cataratas e subiu ao pódio lá também, com o tempo de 01:22:41.

Sargento Rui também foi prestigiar a meia das cataratas

O grande blogueiro TUTA de Ubiratã, um pouco mais acostumado as baixas temperatura da região, se sentiu em casa, correu  muito e fechou a prova super bem, 19º colocado no geral com o tempo de 1:14:18.

O Blogueiro TUTA de Ubiratã também fez uma excelente prova em Foz do Iguaçu

Vejam a foto abaixo do pódio masculino e a felicidade de Franck Caldeira que há tempos perseguia a vitória em Foz, como eles mesmo disse: "Já ganhei várias e não podia ficar sem ganhar aqui em Foz".


Pódio Masculino na 5ª Meia Maratona das Catartas

Abaixo foto do pódio feminino, a melhor brasileira foi Marily do Santos 2ª colocada, e destaque especial também para a nossa Ilda Alves dos Santos, 5ª colocada com o tempo de 01:18:25.


Pódio Feminino na 5ª Meia Maratona das Catartas

Na foto abaixo, Michelini França teve a honra de posar ao lado de Rosa Mota, a ex-atleta fez história no atletismo mundial ao vencer a primeira maratona feminina, realizada durante o Campeonato Europeu de Atletismo, em 1982, em Atenas. No Brasil, ainda é reverenciada como a maior vencedora da Corrida de São Silvestre

Michelini França e Rosa Mota - Madrinha da 5ª Meia Maratona das Cataratas


Para finalizar, aproveito para parabenizar a todos que participaram da meia das cataratas, parabéns aos organizadores por mais uma das melhores provas do país, e claro, parabéns ao Carlos Novais, que mesmo com as mãos congelando de frio, nos trouxe excelentes imagens, tão perfeitas que nos traz a sensação de ter estado por lá.

FOTOS DA MEIA MARATONA DAS CATARATAS